Professores

ALESSANDRA NOHVAIS – ESTÉTICA DO ESPETÁCULO

Alessandra Nohvais

Fotógrafa e arte-educadora. Formada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA (2003). Desde 2007, tem trabalhado como fotógrafa profissional, com enfoque em teatro, música e dança. Na fotografia destacam-se: “Instantes de Cenas Expostas” – exposição individual com enfoque nos espetáculos teatrais apresentados em Salvador de 2007 a 2010; “Três Versões da Vida” (dir. Ewald Hackler); “Mar Morto Revivido” (dir. Paulo Cunha); “Mar Morto” (dir. George Vladimir”; Mar Morto; “Bonitinha, mas Ordinária” (dir. Luiz Marfuz); “O Segredo da Arca de Trancoso” (grupo Vilavox); “Dorotéia” (dir. Hebe Alves). No projeto RETRATE Interior, desde 2008, é capacitadora na Disciplina Estética do Espetáculo.

 

ANA RIBEIRO – TÉCNICA VOCAL

 Ana Ribeiro_retrate interior

Diretora de dublagem (teatral, cinema e TV), roteirista e preparadora vocal. Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (RJ, 1981) e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Lecionou nas Escolas de Teatro e de Fonoaudiologia da UFBA. Desde 2008, participa como professora do projeto RETRATE Interior com preparação vocal. Na televisão, dirigiu a TV Câmara até 2013 e teve 550 programas gravados e roteirizados por ela, tendo sua programação apontada como exemplo de qualidade nas televisões institucionais no Brasil pela ASTRAL. Teve seu curta “Letra para um Hino” escolhido como um dos seis melhores documentários de arte do mundo pelo festival L’Alternatif (Barcelona, 2006). Ministra cursos de dublagem e interpretação para teatro, cinema e televisão.

 

CRISTINA LEIFER – INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO CONTEMPORÂNEO

 fotoblog_Cristina Leifer

Atriz, professora e produtora cultural. Cursou mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, com ênfase em Interpretação Teatral. Premiada com o troféu Bahia Aplaude (atual Prêmio Braskem de Teatro) na categoria Melhor Atriz. Possui formação extra-acadêmica com Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil (França); Michael Corbidge, Treinador Sênio de Voz e Texto da Royal Shakespeare Company (Inglaterra); Justin Audibert, Diretor Artístico do Royal Shakespeare Company (Inglaterra); Sergey Zemtsov, Diretor do Teatro de Arte de Moscou (Rússia). Em 2013, participou como professora do Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Porto Seguro e Vitória da Conquista). Graduada em Psicologia pela UFBA, com especialização em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise e Escola Baiana de Medicina.

 

DEBORAH MOREIRA – MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA

Deborah Moreira

Atriz, dramaturga e professora. Membro da Mimus – Companhia de Teatro e do conselho editorial da Revista Mimus, publicação eletrônica sobre Mímica e Teatro Físico (www.mimus.com.br). Formada em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (2000) e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Diplomada em Mímica Corporal Dramática no Brasil (2004), com o aval da International Mime School of London. Autora dos textos encenados: “Clarices”, “Francisco”, “A Princesa e o Unicórnio”, “Joana D’Arc”, “Na Fila”, “Alegria de Viver” e “Jogo da Memória”. Atriz em diversos espetáculos dentre os quais: “A Casa de Eros” e “Ensina-me a Viver” (dir. José Possi Neto), “Acrobatas” (dir. Ewald Hackler), “Insônia” (dir. Hebe Alves), “Alegria de Viver” e “Jogo da Memória” (dir. George Mascarenhas). Coordenadora do Grupo de Teatro da Cultura Inglesa (Drama Club) entre 2005 e 2010. Desde 2008, é professora de Mímica Corporal Dramática no projeto RETRATE Interior. Atualmente é professora temporária da UFBA.

 

FÁBIO VIDAL – PREPARAÇÃO CORPORAL

Fabio Vidal

Ator-performer, autor, diretor, professor e produtor cultural. Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Território Sirius Teatro. Criou, dirigiu e atuou nas encenações: “Sebastião”, “Seu Bomfim”, “Velôsidade Máxima” e “ERê – Eterno Rêtorno”. Atualmente desenvolve o espetáculo “Joelma”. Assina a dramaturgia do espetáculo “Álbum de Família” do Balé do Teatro Castro Alves. Direção dos espetáculos: “Temporal” e “Casa Número Nada”. Como ator participou das montagens: “Salmo 91”, “Murmúrios”, “Divinas Palavras”, “Os Acrobatas”, “Casa de Eros” e “Otelo”. Participou dos filmes “O Homem que Não dormia” (dir. Edgard Navarro) e “Joelma” (dir. de Edson Bastos).

 

GEORGE VLADIMIR – INTERPRETAÇÃO PARA TEXTOS CLÁSSICOS

fotoblog_George Vladimir

Ator e diretor, formado pela Escola de teatro da UFBA, integrante e fundador da Cia de Teatro Os Argonautas. Como diretor teatral, foi responsável pelas montagens de “Gota d’água”; “O Voo da Asa Branca”; “Continentes”, inspirado em Shakespeare, e “Destinos”, de Sófocles, entre outros. Foi contemplado com o Prêmio Braskem de Teatro pela montagem do musical Mar Morto, de Jorge Amado. Atualmente assina, juntamente com Cláudio Simões, a direção do espetáculo “Toda Forma de Amor, Um Musical”. Como ator, esteve presente no elenco de mais de trinta espetáculos teatrais, dos mais renomados dramaturgos mundiais e sob a direção de grandes nomes, em peças como: “Escola de Mulheres”, “As Preciosas Ridículas”, “Médico a Pulso”, todas de Molière; “Noite de Reis”, “A Megera Domada”, “Hamlet”, “MacBeth”, de Shakespeare. Esteve também no elenco de “Na Selva das Cidades”, de Brecht; “D. Maria I, A Louca”, de Aninha Franco; “Eu, Brecht”, de Cleise Mendes; “Quad” e “What Were”, de Becket, e “Oração”, de Arrabal. Na Cia de Teatro Os Argonautas integrou o elenco dos musicais “Nada Será Como Antes” e “Como Raul já Dizia”, as duas de Cláudio Simões; “Uma Tonelada de Amor”, baseada em Noite de Reis, de Shakespeare; “SubUrbia”, de Eric Bogosian; e “Antígona”, de Sófocles.

 

JARBAS OLIVER – INTERPRETAÇÃO PARA TEXTOS CLÁSSICOS

fotoblog_Jarbas Oliver

Ator, autor e diretor. É formado em Interpretação Teatral pela Escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (2003). Como ator participou dos espetáculos: “Bodas de Sangue” (Frederico Garcia Lorca), “A vida de Galileu” (Bertolt Brecht), “Pequenos Burgueses” (Máximo Gorki), “Hamlet” (William Shakespeare), “Pluft, o fantasminha” (Maria Clara Machado), “As Aventuras do Maluco Beleza” (Edvard Passos), “A Gaivota” (Anton Tchekhov) e durante dez anos atuou na Cia. Baiana de Patifaria nos espetáculos: “Capitães da Areia” (Jorge Amado), “A Bofetada” (Miguel Magno, Mauro Rasi e Ricardo de Almeida) e “Siricotico,uma comédia do balacobaco” (Vinicius Moraes e Lelo Filho). Como autor e diretor destacam-se: o monólogo “Toma jeito de gente”, o infantil “A Noite do Pijama” e os roteiros para televisão da série “Manual de Sobrevivência” no programa Mosaico baiano da TV Bahia.

 

JOÃO LIMA – PALHAÇARIA

fotoblog_João Lima2

Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia, com Especialização em Ludicidade pela Unyahna, já dirigiu mais de 20 espetáculos na Bahia e em outros estados do Brasil. Entre eles, o premiado “O Sapato do Meu Tio”. É fundador e diretor o grupo Viapalco há 16 anos. Pesquisador e praticante da arte da palhaçaria desde 1998, já participou de cursos e oficinas com importantes palhaços de renome nacional e internacional. Criou e atua no espetáculo solo “O Circo de Um Homem Só”, além de ministrar a oficina “A Arte de Ser Palhaço”. Além disso, foi um dos fundadores da Cooperativa Baiana de Teatro e como ator participou de diversos espetáculos, com diferentes diretores. Entre eles, “Os Iks”, 8ª Montagem do Núcleo de Teatro do TCA. No cinema, atuou nos filmes “Capitães da Areia”, “A Coleção Invisível” e “O Segredo da Busca é que Não se Acha”.

 

LUIS ALENCAR – PRODUÇÃO

fotoblog_Luis Alencar2

Mestre em gestão cultural pela Universidade de Barcelona e especializado em produção multimídia pela Universidade Aberta de Catalunha, trabalhei no Centro de Produção de Artes Visuais Hangar, como assistente de coordenação do projeto da Web tv “Se te veo no te aguanto” e a “Telenoika”, uma co-produção da Hangar com esse projeto localizado em Madri.  Também trabalhei como gestor cultural da Companhia teatral La Ira, produtor executivo e captador de recursos no Busker’s Festival, maior festival de música de Rua da Europa- realizado na Itália e na Espanha e no Festival Brasil NoAr, maior evento de promoção da cultura brasileira em Barcelona. Ao retornar ao Brasil tenho atuado como consultor e instrutor nos setores da economia criativa e da cultura digital no Sebrae e no Bahia Criativa e como facilitador da disciplina produção cultural no projeto Retrate no Interior pela Mil Produções Artísticas. Entre outras atividades, tenho desenvolvido palestras em diversas instituições, como o estudo de caso “Barcelona pós 92: de um evento esportivo a cidade de marca”, “Fábrica de criação: do contexto europeu ao modelo brasileiro”, “Desafios e obstáculos para a profissionalização da gestão cultural” e “A contribuição da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos- APEX/ Brasil para a internacionalização da economia criativa” sendo selecionadas e publicadas nos anais do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura- ENECULT (2011), no Seminário Internacional de Capacitação em Cultura (2012) e no Seminário de Políticas para a Diversidade Cultural (2014), respectivamente.

 

MÁRCIA GIL-BRAZ – IMPROVISAÇÃO

Marcia Gil-Braz_retrate interior

Atriz e Arte-educadora. Formado em Licenciatura pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (2012). Formada pelo curso técnico-profissionalizante do ator no Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas (2007). É integrante do Teatro da Queda há três anos e participa em diversos espetáculos do grupo como atriz e assistente de produção. Como atriz já atuou nos seguintes espetáculos: “Dorotéia” (dir. Roberto Salles) e “A alma Boa do Velho Oeste” (dir. Roberto Salles); “Antropofomiscigenação” (dir. Kalassa Lemos Brito); “Cuida Bem de Mim” (dir. Luiz Marfuz); “Luz!” (dir. Marcelo de Souza Britto); “As Sabichonas” (dir. Teresa Costalima); “Álbum de família” (dir. Paulo Henrique Alcântra) e “Gota D´Água” (dir. George Valdimir).

 

RICARDO FAGUNDES – PREPARAÇÃO CORPORAL

 fotoblog_Ricardo Fagundes

Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC UFBA, Ator, Dançarino, Produtor e Professor. Está como Assistente de Coordenação Pedagógica e Professor Coringa do projeto RETRATE INTERIOR desde 2010. Tem artigos publicados “Clarice através da Expressividade de Laban”e “Laban ao som do Pelourinho”. Esteve Coordenando do projeto Miúdos da Ladeira. Coordena a Produção do Projeto JAM no MAM. Tem feito Assistencias de direção e Direção de movimento de espetáculos: “A Caixa Não é de Pandora”, “A Gaivota”, “Esperando Godot”, “Maga: para Gil e Caetano”. Seus espetáculos mais recentes, em cena, são: “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé” (Núcleo Viladança); “Toma Jeito de Gente”.

 

ROBERTO SALLES – INTERPRETAÇÃO REALISTA

 Roberto Salles_retrate interior

Ator, diretor, produtor cultural, professor e preparador de elenco. Formado em Licenciatura pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa o Método Stanislavski e já teve como mestres os russos Valentin Teplyakov e Sergey Zemtsov. Desde 1999, trabalha como professor do Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas, onde dirigiu mais de 30 peças. Já atuou em diversos espetáculos dirigidos por importantes profissionais do teatro baiano. Em 2002, participou do Projeto Solos do Brasil (coordenado por Denise Stoklos); onde também foi aluno de Luis Louis, Gianni Ratto e Antonio Abujamra, em São Paulo. Desde 2002, é professor e preparador de elenco no projeto Cine Arts. Em 2013, estendeu seu campo de ação ao Rio de Janeiro, onde tem trabalhado simultaneamente como ator, produtor cultural, assistente de direção e preparador de elenco. Faz parte do projeto RETRATE Interior, desde 2008, onde ministra uma das disciplinas de interpretação.

 

SAULO MOREIRA – PALHAÇARIA

fotoblog_Saulo Moreira

Ator, performer, professor, mímico, contador de histórias, poeta. Mestre em Literatura e Cultura, Saulo atualmente pesquisa, no Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas, a amizade como estratégia performativa ética/estética do sujeito. Saulo estudou Mímica Corporal Dramática, em Salvador (2002-2007) e em Londres (2008). É autor/criador do solo José. Colaborou artisticamente nos espetáculos Nunca nade sozinho, Ensaio de Casamento, Pogobol, Isto não é uma mala, As quatro meninas, Para o menino bolha. Saulo faz parte do Coletivo A-FETO e é um dos artistas da Plataforma Escafandristas. Possui o blog HOME: saulosmoreira.blogsopt.com

 

SUZANA MIRANDA – PALHAÇARIA

Suzana Miranda

Atriz, produtora cultural, palhaça, arte-educadora e relações públicas. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas e Marketing pela Universidade Católica do Salvador. Formada em Palhaçaria e Interpretação pelo curso técnico profissionalizante de ator e palhaço da Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas. Em 2006, começou os seus estudos no curso Iniciação ao Palhaço de Alexandre Casali e realizou cursos de aprofundamento na arte da palhaçaria, comicidade, teatro físico, voz e improvisação: Pepe Nuñez (Espanha), Felícia de Castro (BA), Demian Reis (BA), Ésio Magalhães (SP), Daniela Carmona (RS), Gardi Hutter (Suíça), Cia Dos à Deux (França), Biribinha (AL), Grupo Teatro Que Roda (GO), Carlos Simioni (Lume Teatro) e Tadashi Endo (Mamu Butoh Center).

 

VICTOR CAYRES – DRAMATURGIA

fotoblog_Victor Cayres

Dramaturgo, Ator e Diretor. Mestre em Artes Cênicas e bacharel em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em desenvolvimento de textos dramatúrgicos para teatro (“Quarto de Casal”, “Miúda e o Guarda-chuva”, “Véu Carmim”), animação (“Miúda e o Guarda-chuva”, projeto de série e longa metragem) e jogos eletrônicos (“Kirimurê” e “Uma Amiga Carnívora”), além de atividades de ensino, pesquisa e publicações nas áreas de Artes e de Games. Atualmente, no doutorado em Artes Cênicas, na Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na Université de Lorraine, França, pesquisa formas da dramaturgia contemporânea em jogos desenvolvidos para computador, em especial, o MMORPG, World of Warcraft.

Deixe um comentário